DEUS NÃO SE CANSA DOS NOSSOS RECOMEÇOS

01/05/2013 09:30

 

DEUS NÃO SE CANSA DOS NOSSOS RECOMEÇOS

Salmos 51.1-12

INTRODUÇÃO

Este lindo Salmo, trata de Davi, o grande rei de Israel, que viveu dias áureos, vendo o seu povo ser liberto para adorar a Deus com devoção.

Um homem que amava tanto a Deus que, antes de construir a sua casa, preparou tudo para erguer o majestoso templo de Jerusalém em dedicação a Deus.

Porém sucumbiu ao cobiçar e adulterar com Batseba, mulher de seu fiel general Urias e procurando reparar o seu erro, cometeu outro pior, mandando matar Urias, colocando-o a frente de uma batalha.

Mas a Bíblia diz que "o salário do pecado é a morte".

O filho do pecado morre e Davi cai em si, avalia o tamanho do seu erro, e perde a alegria e a paz.

Abatido, humilha-se diante de Deus.

Diante do arrependimento sincero e de sua humildade de coração, Davi é perdoado.

O Senhor lhe dá nova oportunidade.

 Neste Salmo, Davi retrata o anseio de cada um de nós que de alguma forma depois de um fracasso, um insucesso, deseja e busca um RECOMEÇO.

Billy Joell (cantor,compositor e pianista norte-americano) certa vez disse: “Minha teoria é a de que nossos erros são as únicas coisas originais que fazemos”.

Com certeza Billy está falando da fragilidade humana, da propensão do homem a cometer erros.

De fato a vida é feita de erros e acertos, de começo e recomeços, afinal, “atire a primeira pedra àquele que nunca errou”

Portanto poderíamos analisar: Em que se baseava o Recomeço de Davi?

 

 

 

 

I - ALICERÇAVA-SE NA MISERICÓRDIA E BONDADE DE DEUS. V. 1-2

 

Para que possamos recomeçar, nós precisamos entender antes de tudo a bondade de Deus e de que somos filhos desse Deus bondoso.

Deus nos ama sem medida – João 3.16     

Nunca devemos perder de vista nem o amor e nem a bondade de Deus.

Veja por exemplo o que diz o profeta Isaias a esse respeito – “Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que nele esperam”. – Isaias 30.18

 

Davi sabia que podia confiar na misericórdia e no amor de Deus. Veja o que ele escreveu em outro Salmo –“Assim como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó”. Salmos 103.13.

 

02 - Alicerçava-se no Reconhecimento do Estado de Pecado. V.3-5

 

Um dos maiores erros que tem levado os cristãos a uma autodestruição é a falta de reconhecer seu estado de pecador.

 

Alguém já disse: “Esquecemos facilmente os nossos pecados quando só nós próprios os sabemos".

 

Davi sabia que podia confiar na misericórdia e no amor de Deus e por isso mesmo além de reconhecer seus pecados os confessava diante de Deus. Veja o que ele escreveu em outro Salmo – “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”.Salmos 32.5

 

03 - Alicerçava-se na Certeza do Perdão de Deus. V.7-9

 

Nós devemos não só entender a bondade de Deus, mas devemos também acreditar nessa bondade. Devemos ter certeza do perdão de Deus em nossas vidas mediante a nossa confissão. É isso que Davi que passar.

 

Davi sabia que podia confiar na misericórdia e no amor de Deus e por isso mesmo além de reconhecer seus pecados os confessava diante de Deus, pois com isso, tinha a certeza do perdão de Deus. Veja o que ele escreveu em outro Salmo – “Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão”.Salmos 32.6

 

04 - Alicerçava-se no Desejo de Mudança. V. 10-12

 

Confiar na misericórdia de Deus é bom. Reconhecer nossos pecados é melhor ainda. Ter certeza do perdão de Deus é excelente. Mas tudo isso juntos seriam insuficientes para um recomeço se não houvesse em Davi o desejo e a vontade de mudar.

 

Davi sabia que podia contar com Deus para que essa mudança acontecesse por isso ele implora de maneira insistente: - “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto”.

 

Esse desejo sempre houve na vida daqueles que desejaram recomeçar. Foi assim com Maria Madalena, a mulher Samaritana, Zaqueu, Paulo, e outros.

 

Conclusão

 

Quando o Confiar na misericórdia de Deus, o Reconhecer dos nossos pecados, a Certeza do perdão de Deus e o desejo de Mudar, se tornar na vida de cada crente, certamente acontecerá um Recomeço. E com ele também virá à alegria e o compromisso dom Deus e com as coisas concernentes ao Seu Reino – V.13-19.

PASSOS PARA O MILAGRE

Lucas 6:6-11

6 Ainda em outro sábado entrou na sinagoga, e pôs-se a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita atrofiada.

7 E os escribas e os fariseus observavam-no, para ver se curaria em dia de sábado, para acharem de que o acusar.

8 Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem que tinha a mão atrofiada: Levanta-te, e fica em pé aqui no maio. E ele, levantando-se, ficou em pé.

9 Disse-lhes, então, Jesus: Eu vos pergunto: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou tirá-la?

10 E olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restabelecida.

11 Mas eles se encheram de furor; e uns com os outros conferenciam sobre o que fariam a Jesus.

INTRODUÇÃO:

Muitas vezes temos áreas “mirradas” em nossas vidas, problemas que nos impedem de conquistar, que nos envergonham e entristecem e até limitam nossa relação com as outras pessoas.

Como esse homem da história bíblica, que tinha uma mão ressequida e precisava de um milagre, nós também às vezes precisamos.

Mas, como conseguir que Deus haja e libere as coisas que estão amarradas em nossas vidas?

I - VOCÊ PRECISA ESTAR NO LUGAR ONDE JESUS ESTÁ

– "Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida" (v.6)

- Muitas pessoas buscam o milagre no lugar errado ou nem buscam.

Esse homem estava onde Jesus estava operando e por isso ele foi transformado.

E onde é que Jesus está?

Ele está no meio de pessoas que o buscam, que se reúnem em seu nome – a célula e a igreja (Mateus 18:20 - "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles").

Não adianta o buscarmos no meio da idolatria (Isaías 42:8), ou em ambientes de pecado.

"Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura")

II - VOCÊ PRECISA VENCER TODO PRECONCEITO RELIGIOSO

– "Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar" (v.7)

Por incrível que pareça, a religiosidade é um dos maiores empecilhos para que as pessoas tenham uma experiência com Deus.

Esse homem, para ser curado, precisou enfrentar pessoas (religiosos que não queriam que ele abraçasse a fé e se tornasse um crente em Jesus)

E preconceitos (ideias religiosas distorcidas, que não tinham respaldo na Palavra de Deus).

Será que tudo o que você aprendeu sobre Jesus ou sobre Deus está na bíblia ou há muitas mentiras da religião?

– Veja Mateus 15:3 - Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?".

III - VOCÊ PRECISA ASSUMIR PUBLICAMENTE A SUA FÉ EM JESUS

– "Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: Levanta-te e vem para o meio; e ele, levantando-se, permaneceu de pé" (v.8)

– Às vezes queremos a bênção, mas não queremos assumir a nossa fé e obediência ao Senhor diante dos outros.

Temos receio de ser rejeitados, ridicularizados ou taxados como “fanáticos”.

No entanto, Deus só tem compromisso com quem assume compromisso com Ele – veja Mateus 10:32-33

- "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus"

IV VOCÊ PRECISA TER CORAGEM E HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS

– "E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada" (v.10)

– Aquele homem só foi curado quando expôs a sua vergonha, o seu problema.

Da mesma maneira, quando chegamos à igreja, precisamos ser humildes o suficiente para permitir que nossos líderes e irmãos saibam as áreas que temos que mudar.

E assim, através do nosso quebrantamento e obediência, o Senhor nos transforme e mude o que é vergonhoso num grande testemunho.

veja Tiago 5:16 - "Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados.

“A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”

CONCLUSÃO:

Vivemos um tempo em que os milagres têm acontecido em nossas reuniões, como prenúncio de um tempo de avivamento que está chegando,

porém, só serão alcançados aqueles que se dispuserem a assumir a sua fé em Jesus, e crer que o que há de mirrado e amarrado em suas vidas será transformado.